Alunos da rede Municipal participam de roda de conversa em alusão ao dia mundial da conscientização do autismo.

por ASCOM Publicado em 02/04/2024 às 14:05

A prefeitura municipal de Pirpirituba, através da secretaria de educação e saúde, promoveu nesta terça-feira uma roda de conversa. O evento em alusão ao dia mundial da conscientização do autismo aconteceu na escola Nossa Senhora Aparecida, o debate serviu para abordar melhor o que é o espectro autista e quais as linhas adotadas durante o processo de tratamento. Estiveram presentes no evento a secretária de educação, Niédja Fabiana e a secretária de saúde, Erika Pontes. Durante esse bate papo ouvimos relatos de pais e mães que têm filhos autistas e do processo de aprendizagem e evolução na comunicação de cada um. Os profissionais que atuam no espaço crescer explicaram às crianças  como são as terapias e atendimentos, além do momento tira dúvidas com os alunos da rede municipal. O Espaço Crescer atende crianças do nosso município com atendimento especializado para crianças e adolescentes, oferecendo consultas e terapias com  fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogos.

O autismo, conhecido cientificamente como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma alteração no desenvolvimento neurológico, que se inicia na infância, e é caracterizado por dificuldades de comunicação e padrões de comportamentos, interesses e atividades que tendem a ser restritos e repetitivos. Pessoas com autismo tendem a manter pouco contato visual ao conversar e ter dificuldade para interagir ou compreender gestos.