Notícia

Janeiro Roxo - Mês de prevenção e combate à Hanseníase. O cuidado começa pela informação

por ASCOM Publicado em 17/01/2024 às 11:44


Janeiro é conhecido como o mês roxo, em prevenção e combate a Hanseníase, que é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo bacilo Mycobacterium leprae.  A sua transmissão acontece por meio das vias aéreas, sejam elas secreções nasais, gotículas da fala, tosse, ou espirro de pessoas que não estão em tratamento. Durante muitos anos as pessoas que sofriam com a doença eram vítimas de extremo preconceito, as pessoas eram tidas como “leprosas” e recomendadas a ficar isoladas da sociedade, sendo enviadas para tratamento em leprosários. Esse mês em referência a doença é justamente para informar e lutar contra esse preconceito com  as pessoas acometidas por essa enfermidade. Já na atualidade, de acordo com a chefe do Núcleo de Doenças Crônicas e Negligenciadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Anna Stella, a Paraíba registrou de janeiro a novembro de 2023, 420 casos de hanseníase. Esse número continua sendo maior do que o ano de 2022.


Fique atento aos Sintomas de Hanseníase

  • Inicialmente, aparecem uma ou mais manchas de cor avermelhada ou esbranquiçada na pele, em qualquer parte do corpo. No local ocorre diminuição ou perda da sensibilidade da pele ao calor, à dor. Considerada uma uma doença silenciosa por não incomodar, pois no início não causa coceira e nem dor.


  • Com a evolução da doença, surge a sensação de picadas, dormência ou formigamento em partes do corpo afetadas. Sensação de fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés. Caroços vermelhos e dolorosos, febre, ínguas, edema de mãos e pés, dores articulares, dor e espessamento nos nervos (neurites) e mal-estar generalizado.


  • A doença pode se manifestar também na forma neural, com sintomas muito parecidos com crises de reumatismo.