Abertura da 2ª Semana da Agricultura Familiar

por ASCOM Publicado em 23/07/2018 às 12:57

A Prefeitura de Pirpirituba, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizará de 22 a 27 de julho de 2018 a 2ª Semana da Agricultura Familiar.

O evento tem o intuito de apoiar os agricultores familiares, promovendo um espaço de diálogo, esclarecimentos e construção de alternativas para o desenvolvimento do setor, através de feiras, palestras e minicursos, dentre outros eventos.

Na manhã desta segunda-feira (23/07) foi realizada a abertura da 2ª Semana da Agricultura Familiar na Câmara Municipal de Vereadores e falado sobre a importância da agricultura familiar para o município, com a presença do Prefeito Denilson Freitas (Didiu), a primeira-dama Luana Priscila, o Secretário de Agricultura Marcos Terto, o Presidente da Câmara dos vereadores Givanilson Lira, os vereadores: Vanderlan, Pedro de Carma, Dorinha e Carlinhos Simões, além de representantes da EMATER, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pirpirituba-PB, e a presença do Banco do Brasil e Banco do Nordeste para falar sobre créditos rurais.

Na ocasião foi apresentado todo trabalho realizado em um ano e meio de gestão através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, como também os benefícios e valorização do homem do campo e da agricultura familiar em Pirpirituba.

CORTES DE TERRA

• Foram mais de 350 horas de cortes de terra com mais de 200 agricultores atendidos;

CONSTRUÇÃO, LIMPEZA E AMPLIAÇÃO DE BARREIROS

• 12 barreiros comunitários;
  • 29 barreiros individuais;
  • 84 famílias diretamente beneficiadas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

• Abastecimento regular de água potável em 180 cisternas e mais de 250 famílias beneficiadas em toda zona rural do município.

MELHORAMENTO DE ESTRADAS VICINAIS

• Roço de mato. Total de 68,24km.

RECUPERAÇÃO/MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

• Construção de bueiras;
  • Drenagem em pontos alagadiços;
  • Abertura, aterramento, piçarragem, patrolamento, abertura de valas, etc.

APOIO AS ASSOCIAÇÕES E AO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

• Realização de reuniões em Associações de produtores rurais, reativação de associações e disponibilização de assessoria contábil e jurídica para as Associações Rurais.
  • Realização de reuniões com o CMDRS.

OUTRAS AÇÕES

• Terraplanagem para construção de moradias rurais;
  • Escavação para cisternas domésticas;
  • Escavação para fossas domésticas.
  • Distribuição de mudas (Projeto Mudas com a Secretaria de Educação)

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Promoção da Feira da Agricultura Familiar com cadastramento e distribuição do ponto e das barracas para 11 feirantes comercializarem produtos oriundos de propriedades rurais do município, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar.