Alunos da Rede Municipal de Educação realizam a 2ª Caminhada do Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

por ASCOM Publicado em 28/09/2018 às 10:30

Nesta semana, de 25 a 28 de Setembro/2018, a Prefeitura Municipal de Pirpirituba, através das  Secretarias de Saúde e Educação realizaram diversas atividades entre palestras e caminhada em adesão a Campanha mundial do Setembro Amarelo.

Ao longo da semana, a Secretaria de Saúde desenvolveu com ações em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que prestam atendimentos a população da zona urbana e rural, envolvendo diversos profissionais de saúde, no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio.

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Educação realizou a 2ª edição da Caminhada do Setembro Amarelo nas ruas centrais da cidade e encerrando em frete à Igreja Matriz, com alunos e professores da Escola Municipal Humberto Lucena, nas turmas do 6° ao 9° ano, acompanhados de carro de som, e alertando a população sobre a depressão e prevenção ao suicídio.

Um assunto ainda considerado tabu para grande número de famílias, o suicídio é um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Acompanhar eventuais mudanças de comportamento que indiquem a tendência ao isolamento social, desinteresse generalizado, angústia e aflição, baixo rendimento escolar ou produtividade são alguns indícios de que algo pode estar errado.