Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio)

por ASCOM Publicado em 18/05/2018 às 13:51

A Prefeitura de Pirpirituba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou caminhada de conscientização referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio).

A caminhada deu início saindo do PSF1, na Rua José Cruz, se concentrando na Praça Pe. Ricardo, em frente à Igreja Matriz, com apresentação teatral dos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), poesia com o poeta Zé Luís, e palestra sobre a importância de combater a violência sexual, além da distribuição de lanches para as crianças e adolescentes. Em seguida a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foram a Creche Municipal trabalhar com as crianças sobre a data de hoje.Ao longo da semana o tema foi trabalhado em toda Rede Municipal de Ensino.

Esta ação contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Escolas da Rede Municipal de Educação, profissionais da saúde e usuários dos programas sociais.

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio).

A escolha desta data é em memória do "Caso Araceli", um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.