Dia D de vacinação contra raiva é neste sábado, 22, em Pirpirituba

por ASCOM Publicado em 22/09/2018 às 10:59

A Prefeitura de Pirpirituba, através da Secretaria de Saúde, realiza a campanha do Dia D de vacinação contra raiva neste sábado (22). A meta da campanha no município é vacinar 1 mil animais, entre cães e gatos. Há dois locais de apoio com equipes para a vacinação, no estacionamento da sede da Prefeitura Municipal e na sede da Secretaria de Saúde, de 08h às 11h e das 13h às 16h, ou até as vacinas acabarem.

Segundo o Ministério da Saúde, a raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

A recomendação é que os donos conduzam os bichinhos de coleira e levem o cartão de vacinação, caso tenham. A vacina é específica para animais a partir de dois meses de idade. Cães e gatos que estejam doentes não podem receber a dose.

VACINA ANTIRRÁBICA

É a forma mais eficaz de proteger os animais contra a raiva. Como toda medicação pode apresentar algumas reações, as principais causadas pelas vacinas são febre alta, falta de apetite, o animal fica muito quieto, aparenta tristeza e pode haver também queda de pelos no local onde a substância foi aplicada. O sintoma mais comum é dor no local da aplicação.

SINTOMAS DA RAIVA EM CÃES E GATOS

• Agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos
  • Tristeza, com busca de lugares escuros
  • Alteração do latido