Com essa preocupação, e com base em orientações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria Municipal de Saúde informa uma série de recomendações para evitar o risco de contágio em situações do dia a dia.
O QUE FAZER EM CASA
- A limpeza de todos os cômodos dificulta a transmissão da COVID-19. É recomendável fazer a higienização de pisos e banheiros com água sanitária diluída em água. A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada;
- Garantir que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas, dificulta a proliferação do vírus. Caso algum morador apresente sintomas de gripe, é importante que faça uso de máscaras e evite o contato com outros moradores, principalmente idosos. Nesses casos, toalhas de rosto, talheres, entre outros objetos, devem ser individualizados.
A letalidade do coronavírus em idosos com mais de 80 anos e outras doenças diagnosticadas é de cerca de 15%. Por isso, cuidados com pessoas nessa faixa etária precisam ser redobrados. Eles devem ser vacinados contra o vírus da influenza e pneumococos, já que a vacinação auxilia os profissionais de saúde a descartar outras possibilidades na triagem, acelerando o diagnóstico.
NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
- Profissionais de saúde recomendam cuidado especial com bebedouros, que podem se tornar fonte de disseminação do vírus. Há escolas que já suspenderam o uso do equipamento. A recomendação é que cada aluno leve sua própria água.
EM TODOS OS LOCAIS
- Lave as mãos com água e sabão com maior frequência que de costume;
- Use álcool em gel sempre que possível;
- Não tocar nos olhos, boca e nariz sem higienizar as mãos;
- Não compartilhar alimentos e objetos pessoais;
- Tome cuidado ao tossir ou espirrar, cobrindo sempre a boca com lenço de papel;
- Jogue o lenço no lixo após o uso e realize a higienização das mãos;
- Em caso de sintomas de gripe, evite circular em grandes aglomerações ou locais fechados;
- Idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos devem tomar atenção redobrada, usar máscaras;
- Em caso de sintomas de doença respiratória, procure atendimento médico;
Busque informações em fontes oficiais. Não dissemine notícias falsas ou de origem duvidosa. Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)