Secretaria de Saúde divulga o Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

por ASCOM Publicado em 27/09/2018 às 10:54

Nesta semana, de 25 a 28 de Setembro/2018, a Prefeitura Municipal de Pirpirituba, através da  Secretaria Municipal de Saúde está participando da Campanha mundial do Setembro Amarelo, com ações em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que prestam atendimentos a população da zona urbana e rural, envolvendo diversos profissionais de saúde, no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio.

Para a Secretária de Saúde Kaline Cantalice, as mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. (Esse tipo de abordagem é muito importante para que as pessoas tenham consciência e tratem os traumas antes que vire um problema mais grave, como o suicídio), afirma Kaline.

Um assunto ainda considerado tabu para grande número de famílias, o suicídio é um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Acompanhar eventuais mudanças de comportamento que indiquem a tendência ao isolamento social, desinteresse generalizado, angústia e aflição, baixo rendimento escolar ou produtividade são alguns indícios de que algo pode estar errado.