Secretaria de Saúde e Creche Municipal realizam o I Dia do Bebê sobre a atenção à primeira infância

por ASCOM Publicado em 28/09/2018 às 10:40

A Prefeitura de Pirpirituba, através das Secretarias de Saúde e Educação, realizou nesta sexta-feira (28), às 09h:30min, o I Dia do Bebê, alertando sobre a importância da atenção básica à primeira infância. O momento contou com palestras e atividades para as crianças acompanhadas pelos pais ou responsáveis, servidores da educação da Creche Josélia de Lucas Pontes e equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), abordando a atenção à primeira infância. A ação faz parte das metas estabelecidas para o Selo Unicef, que o município de Pirpirituba cumprirá rigorosamente até 2020.

UNICEF é a sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância, em inglês "United Nations Children's Fund" e é uma agência das Nações Unidas. A UNICEF tem o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças, suprir suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento, e está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

(A primeira edição do Dia do Bebê dará espaço posteriormente para a criação da Semana do Bebê, com mais palestras e atividades que envolvam as famílias nos cuidados com as crianças), afirma a Secretária de Saúde Kaline Cantalice.